Qual a verdadeira motivação comunicacional da sua empresa?

Por: Felipe Tavares

A algumas décadas acreditava-se, que a forma de abordagem de venda de um produto ou serviço, era a solução de comunicação para um empresa. Olhando para motivos existências de uma empresa, vender sempre será seu foco, pois gera receita para seu funcionamento e expansão. Mas com o passar dos anos a figura do vendedor imbatível, foi sendo descontruída, conforme os novas maneiras de se comunicação foram surgindo e deu ao consumidor poder de resposta a empresas, governo e sociedade.

Hoje certamente uma empresa bem consolidada em seu segmento, possuem vários canais de contato e divulgação, Facebook, Twitter, Youtube e o tradicional “Sac”.

O modo com que você cria uma “Empatia”, com o consumidor, é que gera o elo de sucesso de empresa. Se você vende “Agua Mineral”, apenas o seu valor de venda, não vai gerar motivo para o seu cliente escolher sua marca, ao invés da concorrente. Para conquistar esse respeito é necessário fazer se presente no cotidiano do cliente, seja ao entrar no supermercado, lanchonete ou em peças publicitarias, trazendo os benefícios de seus produto.

Aquela “água” que teoricamente, teria o mesmo valor que seus concorrentes, passa agora a ser referências em seu meio.

A comunicação com cliente também acontece de forma direta, por intermédios funcionários, nesse caso, os meios de comunicação interno precisam ser mais eficientes que externo, pois a empresa precisa garantir que seus funcionários iram ter uma informação de qualidade e antecipada, capaz gerar um atender as necessidades dos clientes.

Os colaboradores também funcionam como filtros diretos, capazes de absorve as críticas externas. Um exemplo recente de resposta dos consumidores a uma empresa foi o da empresa “HALLS”, marca de pastilhas refrescantes, que no primeiro semestre, havia lançado o Novo “Halls Mini”, produto que foi considerado ruim pelos consumidores.

O que levou a empresa “Halls” elaborar uma campanha de “DESCULPAS” aos seus clientes.

 

Vídeo da campanha: https://goo.gl/3cuogp

 

A campanha com tom humorado, trouxe para marca a imagem de empresa amiga do consumidor, apesar de sua ação ter desagradado grande maioria dos seus clientes.

Empresas que investem no cliente, como o principal sensor de suas ações mercado. São empresas que estão abertas a mudanças, mantendo assim uma boa imagem em seu segmento como é o caso de Halls.

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