Hora de planejar o seu 2016! Confira algumas dicas de como elaborar o seu plano de comunicação e obter mais sucesso

PrintA decoração de Natal já toma conta da cidade de São Paulo e o ano, com a queda dramática do PIB, inflação e alta do dólar, está chegando ao fim. Junto com ele vem o desafio de avaliar o que foi feito ao longo de 2015 e começar a se preparar para manter e aumentar a consolidação da imagem institucional da sua organização.

Antes, é preciso destacar que atingir as metas para o próximo ano é só o final de um processo. Definir os próximos passos e o que precisa ser feito para que a empresa continue crescendo no ritmo desejado é fundamental para qualquer negócio de sucesso. Porém, não importa o quão sensacional seja a sua ideia, sem a elaboração de um bom plano de comunicação ela não terá resultado algum.

Há diversas maneiras de traçar planos, de acordo com características da organização. Pensando nisto, compartilho com vocês algumas dicas que entendo servirem de base para colocar qualquer planejamento estratégico de pé:

  • Entenda o mercado, seu público alvo e seus concorrentes – O levantamento de informações da organização e como ela está inserida no mercado, em que atua, pode ser um ótimo ponto de partida. Junte dados de mercado, estatísticas e informações sobre seus concorrentes que podem ser valiosas. Já em relação aos seus stakeholders, procure conhecer a fundo suas necessidades, seus hábitos e suas preferências. Um público-alvo bem definido pode servir como base para a criação de ótimas estratégias.
  • Análise SWOT – Trata-se do diagnóstico de sua empresa. swot2Com essa ferramenta você poderá aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo que ajuda a organizar o diagnóstico de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
  • Definição da missão, da visão e dos valores – Segundo Margarida Kunsch, o propósito do planejamento é “Agregar valor e contribuir para que a organização alcance a visão estabelecida para o futuro, cumpra a missão, fixe e consolide seus valores”. A missão expressa a razão de ser uma organizaçao e o papel que ela exerce na sociedade e no mundo dos negócios. 555_7Já a visão está relacionada com o futuro, o destino onde uma organização quer chegar e os valores expressam a cultura organizacional e dão significado às regras e normas de comportamento da empresa. Por essa razão tais definições devem ser constantemente validadas ao longo da existência da instituição.
  • Determine suas metas e seus objetivos – Antes de iniciar o planejamento estratégico é preciso ter clareza sobre onde sua organização quer chegar. Afinal, de nada adianta conhecer o caminho se você não sabe o destino. Sabemos que o resultado alcançado pode até não ser tão exato, desta forma os objetivos devem ser sempre claros, consistentes, realistas e mensuráveis.
  • Desenvolvimento de estratégias e ações – Com todos esses dados em mãos, formule as estratégias e ações que serão adotadas dali por diante. objetivoElas devem corresponder, de forma detalhada, aos instrumentos e modos que nortearão todo o trabalho a ser implementado e que será capaz de levar a empresa aos seus objetivos. Uma ótima ferramenta para que esse processo não se perca no meio do caminho é a metodologia 5w2h. Ela funciona como um mapeamento destas atividades, no qual ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e os motivos pelos quais esta atividade deve ser realizada.
  • Elabore o orçamento – Todo plano elaborado exige recursos que precisam ser detalhados. Quanto de investimento, diretos e indiretamente envolvidos, será necessário para implantação do planejamento. É importante levar em conta que pode haver algumas adequações, caso necessário.
  • Montagem do cronograma – Esta costuma ser uma das últimas etapas de um plano de comunicação. cronogramaÉ quando você vai desenvolver um cronograma com as datas e o período de execução de todas as estratégias e ações. Com ele é possível corrigir alguns contratempos que podem surgir, evitando prejuízos e preservando o investimento realizado. É importante que o cronograma seja divulgado de forma clara e objetiva às pessoas envolvidas diretamente no processo.
  • Avaliação de resultados – Definir os parâmetros de avaliação e mensuração dos resultados é imprescindível para o planejamento. resultadosVerificar formas de medir o sucesso ou fracasso das ações ao longo do percurso, por meio de indicadores, ajudarão a refletir sobre o status atual e o desejado daquilo que foi planejado. Desta forma é possível realizar algumas modificações ou manter as ações que trouxeram bons ou maus resultados.

Contudo, a comunicação não pode ser considerada uma mera coadjuvante nos processos organizacionais. Pelo contrário, em muitos casos ela está ligada diretamente aos objetivos estratégicos do contexto corporativo, assumindo o verdadeiro papel de protagonista. Uma vez realizado, o seu plano de comunicação, é preciso colocá-lo em prática, pois quando bem elaborado contribui significativamente para obtenção dos resultados pretendidos. 289Por isso, planeje, analise e defina o melhor caminho a ser seguido para o seu próximo ano!

Referências: KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada, 3ª Ed. – São Paulo: Summus, 2003

Postado em 26.11.2015 por Marina Batista

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