Os Ruídos da Comunicação – Parte 2 – A Falta de Comunicação Eficaz dos Gestores

Você ainda não entendeu

“É preciso considerar que, antes de ser um empregado, o indivíduo é um ser humano, é um cidadão. Portanto, não pode ser visto apenas como alguém que vai servir o cliente, ele busca interagir em virtude dos objetivos gerais da organização. (KUNSCH, 2003, p. 155).

Os problemas de comunicação interna costumam ser frequentes, além dos comunicados que a empresa deseja transmitir ao público interno e externo, ainda há a comunicação entre gestores e colaboradores ou até entre equipes.  Quando a mensagem não é clara, dificilmente ela será entendida, e quando a informação não é transmitida de forma adequada, ela pode até causar transtorno. O projeto inicial é descrito de uma forma, mas se a informação não estiver bem clara, por cada etapa que ele passar, cada um pode entender de uma forma e o material não sairá conforme o que realmente o “cliente” queria. Para evitar esse tipo de situação é importante entender melhor o que estão querendo passar com a mensagem ou ação que a empresa deseja transmitir.

“No caso da Comunicação Interna, esse exemplo expõe a necessidade de os gestores não ficarem alheios às decisões estratégicas. Quem lida com o público interno precisa ter uma forte sintonia com o clima organizacional. Os profissionais de Comunicação Interna são essenciais para auxiliar na tomada de decisões no sentido de organizar as informações da empresa ou instituição, pois enxergam – ou deveriam enxergar – a questão sob o prisma das possíveis reações do público interno”. (ABRACOM, PG18)

A falta de comunicação acontece com frequência nas organizações,  quando o Gestor Não sabe repassar ao colaborador exatamente o que ele deseja. Quem nunca viu esse tipo de situação?

Esse vídeo de forma descontraída consegue transmitir a situação que muitos colaboradores passam com seus gestores.

O mundo dos negócios.png

Alguns gestores não dão atenção adequada aos seus colaboradores em questão de comunicação com sua equipe.

Em uma entrevista da revista exame de junho de 2014, foi apresentada uma pesquisa

“comandada por Eva, em parceria com Cristina Panella e a agência LeadPix, que comprova a negligência dos chefes no que diz respeito à boa comunicação com a equipe. Dados mostram que 41% dos gestores dizem dedicar muita atenção aos seus funcionários, mas apenas 9% dos colaboradores concordam com seus chefes neste quesito.

Questionados sobre como se sentiriam caso o chefe dedicasse mais atenção, 43% dos subordinados afirmam que se sentiriam mais valorizados; 40% ficariam mais motivados e 35%, mais confiantes. O levantamento contou com a participação de 1.200 profissionais de cargos de liderança e colaboradores”.

Reportagem na integra: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-que-todo-chefe-deveria-fazer-mas-bem-poucos-fazem

A comunicação serve para ajudar no dia a dia de uma empresa, e é vital alinhar o foco, incentivar a participação e o comprometimento dos colaboradores, melhorando assim o desempenho e motivando os a cooperar com as principais ações da empresa.

“Comunicação Interna significa adotar o melhor caminho para envolver as equipes nos objetivos negociais da organização. Todavia é preciso que a troca de informações faça sentido e atenda às necessidades emocionais dos colaboradores. Talvez mais do que a Comunicação Externa, a Interna lida com expectativas, sonhos e percepções. Uma Comunicação Interna eficiente reflete as características do conjunto de profissionais naquela organização e naquele momento, que é único. Essa comunicação estimula diferenciais competitivos e gera percepções positivas para a marca corporativa, para a empresa, seus produtos e serviços”. (ABRACOM, Páginas 12 e 13)

Se os colaboradores estão motivados e seus gestores se comunicam de forma adequada, há uma queda na falha de comunicação. Os gestores precisam estar acessíveis, diferente do que acontece atualmente, pois eles têm a missão de transmitir a informação que a empresa deseja passar, além disso faz parte de sua gestão motivar e tentar manter o engajamento da equipe.

Está tudo errado

Quanto mais clara a informação transmitida pelo gestor, mais aproveitamento do tempo os colaboradores terão, pois, o tempo que antes era desperdiçado com conflitos, será mais aproveitado com outras ações e tarefas. Além de que, o funcionário se sente mais valorizado e motivado.

“A área de comunicação interna serve para minimizar as falhas de comunicação.  A comunicação interna é o ponto de partida para o alinhamento do discurso de uma organização…E para que a comunicação externa tenha mais eficácia, as principais mensagens da organização precisam de legitimação do público interno e, claro, de uma política de recursos humanos coerente com os valores, a visão e a missão da empresa”. (ABRACOM,  página 2).

Por esse motivo, é importante que os gestores sejam os primeiros a como transmitir as informações da empresa, precisam estar por dentro de todos os assuntos e de tudo o que acontece, e de forma clara se comunicar com seus colaboradores.

Parte 2 postada com sucesso, por: Kari Moura ® 

12096285_1191171554233468_4149712245701121108_n

 

“Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. Steve Jobs

 

Referências bibliográficas do Post Parte 1 e Parte 2:

(SERRA, J. Paulo. Manual de Teoria da Comunicação. 2007).

(Livro: FERREIRA, Ivone e GONÇALVES Gisela. “As Indústrias da Persuasão. 2010. Página 197).

CAMILA, Pati. Revista Exame. 26/06/2014. Disponível em:<http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-que-todo-chefe-deveria-fazer-mas-bem-poucos-fazem&gt;. Acesso em 10/11/2015.

ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação. Por que investir em Comunicação Interna: Caderno de Comunicação Organizacional. Páginas 12 e 13.

ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação. Como Entender a Comunicação Interna: Caderno de Comunicação Organizacional. Página 2.

Curvello, João José Azevedo. Comunicação Interna e Cultura Organizacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s