Nota

Os Ruídos da Comunicação – Parte 1 – As Falhas na Comunicação Interna com seus Stakeholders.

Meu post será dividido em 2 partes, onde comentarei sobre os ruídos da comunicação interna que a empresa deseja passar tanto para o público interno como externo e a falha de comunicação de gestores.


 

“Pelo menos 60% de todos os problemas administrativos empresariais são originados por deficiência de Comunicação” (Peter Drucker)

Mafalda

Em pleno século XXI com tantas ferramentas de comunicação, as empresas ainda sofrem com a falha de comunicação.

Diariamente dentro o fluxo de informações transmitidas é muito grande, e vez ou outra, nos comunicamos sem ter clareza de qual é o objetivo ou a mensagem que gostaria de ser transmitida. Não somente há falhas na área de comunicação, mas muitas vezes os gestores não se comunicam com clareza com seu colaboradores e equipe.

A comunicação serve para transmitir uma mensagem fazendo com que atinja seu objetivo, uma comunicação eficaz é a soma de um conjunto de informações que são passadas de forma clara.

A mensagem pode variar de acordo com quem a envia ou a recebe, há quatro elementos que devemos levar em conta ao transmitir uma mensagem “o comunicador (emissor), o conteúdo (da mensagem), o canal, a audiência (o receptor) e os efeitos (sobre os receptores) ”. (SERRA, J. Paulo. 2007).

“O emissor e receptor são os interessados na mensagem, esta e o canal dizem respeito ao que é transmitido e a forma como é feito. O remetente é a fonte da mensagem e ele pode controlá-la, ele tem sempre uma intenção. O remetente entra no processo de comunicação com algumas intenções que podem variar entre o funcionamento cognitivo da partilha de informação, para as tentativas de persuasão, alterando atitudes e comportamentos do receptor”. (FERREIRA, Ivone e GONÇALVES Gisela. 2010. Página 197).

 


 

Os Ruídos da Comunicação – Parte 1 – As Falhas na Comunicação Interna com seus Stakeholders.

A comunicação de uma empresa abrange a comunicação com o gestor imediato, com colaboradores, com colegas de departamento, com departamentos (cliente interno), com clientes e fornecedores (externo), com acionistas, etc.

“Mesmo nos casos em que a área de Comunicação Interna está desvinculada do departamento de comunicação, promover o alinhamento de estratégias é imprescindível. A eficácia dos resultados depende de uma série de fatores, entre os quais a otimização dos recursos que serão empregados nas diferentes formas de comunicação da organização com seus diversos públicos. O alinhamento evita sobreposição de mensagens e a formação de zonas de ruído na comunicação”. (ABRACOM, PG17).

Dependendo de como a comunicação é feita, ela pode ajudar ou prejudicar o clima organizacional, pois a maneira como a comunicação é feita e percebida pode ser recebida diferente por cada pessoa.

Abaixo um vídeo que mostra a percepção de cada um sobre a comunicação que foi implantada em uma empresa, faltou comunicação. 

PDCA

Em uma empresa que trabalhei houve alguns problemas com comunicação, de forma que, por não ser clara, houve alguns conflitos e ruídos no entendimento de uma ação que a empresa fez.

Certa vez soltaram um comunicado sobre campanha de vacinação, e foi a primeira vez que houve a campanha. Colocaram algumas informações como o motivo da campanha, dia e horário, etc., mas não estava clara, faltava mais conteúdo informativo, foi mais ou menos como esse comunicado da imagem.Falha de Comunicação

O que deixou os funcionários confusos sobre a ação, como por exemplo, a forma que colocaram a data, quantos dias de vacinação, não se sabia ao certo se era de um determinado dia até outro dia, ou se eram dias intercalados, outra parte confusa foi a forma como colocaram sobre o pagamento, não ficara clara, cada pessoa entendeu de um jeito, alguns que seria descontado no salário naquele mês, outros que haveria um desconto sobre o valor da vacina, alguns entenderam ainda que a empresa se importava com eles e estava fazendo uma boa campanha, outros não se importaram com a campanha e ainda saíram falando mal por não ter entendido o comunicado de forma clara.Os ruídosMuitas vezes a falta de comunicação gera boatos e ruídos na empresa, que podem acabar prejudicando a imagem dela dependendo da proporção que isso tomar.

A maneira como a empresa se comunica (emissora), muitas vezes pode não ser entendida pelo público que deseja atingir (receptor). Cada um pode ter um entendimento se a comunicação não for passada de forma clara e objetiva.

Planejamento

A área de comunicação acaba atendendo diversas outras áreas de uma empresa, e precisa estar atenta para não comunicar só por comunicar, não comunicar sem questionar ou entender melhor a razão daquela comunicação ou de determinada ação que uma área quer transmitir ao público interno ou externo.

Finalmente postado por: Kari Moura ® 

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