Comunicação com os empregados: importância e desafios

importancia

Uma empresa não conseguirá crescer sem o suporte de seus funcionários. Quanto mais engajados eles tiverem, melhores resultados eles entregarão. E para que estes funcionários se sintam engajados a entregar tais resultados, é necessário que a empresa valorize o seu trabalho.

Os funcionários são o ativo mais importante da empresa, pelo menos assim elas deveriam o considerar. Diversas ações podem ser utilizadas para motivar seus funcionários: salários compatíveis com o mercado e benefícios adicionais são exemplos claros que costumam manter um funcionário na empresa, porém atualmente, só isso não basta: um bom relacionamento entre a empresa e seus empregados é fundamental.

Manter uma boa comunicação é valorizar o funcionário. O empregado sente que a empresa se preocupa, ao receber informações importantes e que importam para ambos os lados. Nada pior do que ser o último a saber, ou pior, saber através de conversas e fofocas nos corredores. A empresa precisa manter comunicações oficiais para que o funcionário confie que a empresa está caminhando para a direção certa. Por isso, a comunicação com os empregados se faz cada vez mais importante nas organizações.

E não só a empresa precisa se comunicar, é importante manter uma comunicação com os empregados onde as informações corram também para o lado oposto: dos funcionários para a empresa. Destaques por boas performances, feedback positivo do cliente e reconhecimentos internos também precisam ser capitalizados. Cabe ao departamento de Comunicação Interna ficar atenta a este tipo de informações para que se possa também divulgar a toda a empresa. Muito melhor que receber um elogio de seu supervisor por um ótimo trabalho, é ter este elogio divulgado a todos os funcionários da sua empresa. Isso acaba valorizando o funcionário e criando vínculos mais humanos entre a corporação e seus funcionários.

Porém surgem os desafios: nem sempre o departamento de Comunicação Interna é valorizado como deveria dentro da empresa. Muitas companhias ainda nem mantém uma comunicação oficial com os empregados, às vezes restritas a comunicados através do departamento de Recursos Humanos (quando há alguma). É de suma importância também que a Comunicação Interna mantenha um diálogo frequente com todos os líderes, afinal, a comunicação com os empregados pode ter inúmeros meios de alcançar os funcionários da organização (e-mail, intranet, murais, revistas, etc.), porém se o líder destes empregados não estiver ciente das informações e não se preocupar em engajar sua equipe, tudo será em vão.

Fazer com que as informações atinjam o maior número de empregados também é um grande desafio: trabalhadores da madrugada ou externos, sem acesso a e-mail e desinteressados são alguns exemplos de funcionários que requerem atenção da Comunicação Interna, já que formas tradicionais de comunicações podem não funcionar. É importante pensar que o maior número de funcionários precisa ser atingido, e que nem todos os funcionários podem receber as notícias através do mesmo meio.

Um bom planejamento na comunicação é fundamental para que o público seja atingido da melhor maneira. Novamente, o funcionário se sentira mais valorizado se souber de de notícias importantes através das comunicações oficiais da empresa.

Um ambiente de trabalho onde a comunicação é clara e aberta contribui para o desenvolvimento organizacional e estimula as pessoas a participarem ativamente de todos os processos, empoderando-os a construir uma cultura de crescimento. Funcionários unidos e engajados crescerão sempre juntos.

Leonardo Aleixo é bacharel em Comunicação Social e pós-graduando em Comunicação Corporativa. Há dois anos, Leonardo atua como Especialista em Comunicação Interna pela empresa UPS. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s