Comunicação 360º: realidade ou utopia?

A comunicação 360º graus é o estilo de planejamento que muitas organizações sonham em colocar em prática, mas que fica cada vez mais complicado de conquistá-lo. Envolver múltiplas áreas dentro da empresa é um trabalho que demanda organização, estratégia, criatividade, negociação e até a política de boa vizinhança com os principais líderes.

As organizações que pretendem utilizar ou criar a comunicação 360º devem alinhar o seu nível institucional entre os seus investidores, diretorias, presidências e claro a comunicação. Peça fundamental, a área de comunicação deve ser considerada a parte estratégica deste plano, sendo capaz de juntar toda a organização a tal ponto que consiga disseminar integralmente a missão, visão e valores.

A comunicação 360º pode ser considerada como uma das melhores maneiras de se acabar com os ruídos organizacionais e gerar uma nova oportunidade de se transmitir conteúdos relevantes que possam atender a todas as áreas e estruturas da organização. Entretanto, unificar a comunicação institucional e alinhar com a comunicação interna e externa e, também as relações públicas é o grande desafio dos gestores.

Comunicação Externa

É ela que compreende toda a informação que é relacionada as atividades que a empresa. Entre os principais aspectos que podemos destacar dentro dessa comunicação está:

  • Gestão de imagem;
  • Relações com a mídia;
  • Publicidade;
  • Propaganda;
  • Relacionamento de negócios;
  • Comunicação e relacionamento com stakeholders;

Comunicação Interna

Podemos entender que a comunicação interna é uma atividade que pode ser desenvolvida através do contexto institucional. Dentro dela podemos definir que os principais aspectos a serem trabalhados:

  • Relacionamento entre líderes e setores;
  • Comunicação com empregados;
  • Transparência;
  • Disseminar o DNA da organização;
  • Feedback em todos os níveis;

Relações Públicas

É a área que atua como interlocutores de conteúdo, têm uma atuação mais dinâmica dentro da organização por poder atuar diretamente com clientes, cerimoniais, eventos e até mesmo na humanização das relações dentro da organização:

  • Canais e ferramentas de comunicação;
  • Comunicação organizacional;
  • Comunicação formal e informal;
  • Produção de conteúdo;
  • Ações culturais;
  • Ações de aprendizagem;

Por: Henrique Rodrigues

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