Uma reflexão sobre Comunicação Interna e engajamento

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Ter motivação é primordial no exercício de qualquer atividade, principalmente profissionalmente. Sem ela, não teríamos a disposição de acordar todos dias e irmos executar tarefas e atividades, que algumas vezes podem ser enfadonhas. A motivação pode ser até o salário no final do mês, mas não é sobre essa que quero abordar. Essa é passageira e mais cedo ou mais tarde, não é suficiente para seguirmos em frente.

Engajar do dicionário Michaelis “… 5 Empenhar-se num trabalho ou luta. 6 Alinhar-se em ordem de ideia ou de ação coletiva”. Já sobre Motivação: “… 3 Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento”.

São exatamente essas palavras chaves que qualquer empresa busca despertar em seus colaboradores, sem elas não se alcança metas, resultados, altos índices de produtividade e não menos importante, não se passa um imagem positiva. Sim, é preciso motivação e engajamento dos colaboradores para uma imagem positiva de sua companhia. Eles são um importante porta-voz de qualquer organização. Portanto, demonstrar e realmente torná-los agentes pertencentes da companhia é primordial para o sucesso de qualquer empresa.

Mas, onde entra a Comunicação Interna nesse processo? A Comunicação é exatamente o caminho para isso. É através dela que é possível atrair, criar o sentimento de orgulho e pertencimento, melhorar a relação empresa x empregado e de demonstrar o quanto o trabalho de cada um pode fazer a diferença nas conquistas de uma organização, mostrar que o colaborador é parte de qualquer resultado alcançado.

O colaborador precisa, acima de tudo, ser visto como um ser humano, valorizado pelo papel que desempenha na companhia. E, assim, quanto maior for o seu envolvimento com a empresa, maior será o comprometimento. Isso envolve, entre outras coisas, o despertar da credibilidade entre empresa e colaborador, e isso, só pode ser conquistado com transparência nas comunicações. Não apenas pelos canais de comunicação de uma companhia, mas é primordial que essa transparência e fluxo de informações também ocorra entre chefe e equipe.

A Comunicação Interna tem um papel fundamental aqui, que vai além de apenas informar, mas também de criar essa relação de confiança, de transmitir aos colaboradores os acontecimentos, compartilhar os valores e responsabilidades. É preciso deixar claro quais os objetivos daquela organização, para onde ir, qual o caminho a trilhar e qual o papel de cada um nesse processo. Sem isso, teremos cada equipe e cada indivíduo que compõem aquela organização correndo para o lado que ele acha que deve ir.

Vamos pegar um exemplo simples, vamos imaginar o corpo humano e um simples vírus da gripe. Ao ser contaminado, o nosso sistema imunológico tem estratégias de defesa e cada parte do seu organismo tem o seu papel a desempenhar para combater aquele vírus. Todos buscam o mesmo objetivo e correm para o mesmo lado, sem isso, uma gripe poderia nos derrotar facilmente.

Esse papel direcionador, engajador e de motivador pode e deve ser da Comunicação Interna. Colaboradores valorizados, estimulados e bem informados se envolvem mais e são muito mais comprometidos.

Outro ponto fundamental é o alinhamento de informações passadas para o público interno e externo. Informar primeiro para o mercado o lançamento de um novo produto ao invés do público interno, pode gerar uma quebra na confiança com os colaboradores. Na mesma medida, ao anunciar na mídia altos investimentos em um projeto, ao passo que falta infraestrutura para os colaboradores, certamente levará a queda de produtividade dos mesmo, gerando um desestímulo pela falta de coerência de comunicação.

Mas o que pode ser feito para engajar? O que deve ser priorizado?

A AON Hewitt,consultoria em Gestão de Riscos, Benefícios e Soluções de Capital Humano, Corretagem de Seguros, Resseguros e Seguros Massificados, realiza um estudo periódico e bem completo sobre as tendências globais de engajamento de funcionários, que lança uma luz sobre os principais fatores de engajamento.

Para a consultoria, compreender e gerenciar o engajamento dos colaboradores requer explorar a fundo o modo como os funcionários percebem a experiência de trabalho. Logo, todos os fatores que impactam a experiência no trabalho afetam o engajamento dos funcionários.

Vamos conhecer então, quais os principais pontos identificados como prioritários para fazer o engajamento acontecer:

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Segundo a AON Hewitt “de forma global, os principais drivers apontam para o funcionário que busca crescimento, recompensa compatível e orgulho pela empresa. A maioria dos funcionários na Ásia Pacífico e na América Latina parecem se motivar fortemente por reconhecimento”. Ou seja, como já citado, salário não sustenta um bom engajamento, é necessário criar ações  de desenvolvimento e reconhecimento e a Comunicação Interna pode ser bastante estratégica na elaboração dessas ações, em conjunto com outras áreas da companhia, como a área de Recursos Humanos, Diretoria, entre outros.

A Comunicação Interna ainda é um campo vasto e ainda com muito a ser explorado. Creio estarmos apenas despertando para o assunto. Mas para finalizar, gostaria de reproduzir um trecho de Denise Coelho, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Ticket Serviços S/A, em sua coluna para o site da Aberje: “Ah, essa comunicação! Por causa dela, países entram em guerra; empresas vão à falência; povos odeiam outros povos; religiões são criadas; filhos odeiam os pais; maridos e mulheres acabam se divorciando”. Ou, em outras palavras, já diria o grande comunicador Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha: “Quem não se comunica… Se trumbica!”.

Camila S. de Oliveira

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