WhatsOpa!

whatsapp-numbers

Aproveitando as oportunidades com o uso do WhatsApp no ambiente corporativo.

Atualmente vivemos tanto a conectividade e dependentes disto, a forma de se comunicar mudou.  Os smartphones são responsáveis  cada vez mais pela necessidade que temos em consultar e receber informações e resolver os problemas do dia a dia. Sem eles, a maioria das pessoas não se sentem completas.

O WhatsApp, um super  exemplo de conectividade,  tornou-se  uma forma de fazer amizades, integrar pessoas que mal se conhecem de fato e estimula se expor sem ser visto olho no olho,  parece ser mais a vontade escrever,  fazer parte de um grupo por exemplo para falar bom dia através de um meme de internet . Será que somos outras pessoas no WhatsApp?

Aproveitando este cenário, as empresas tem pensado em formas mais atuantes como aplicativos e formatos responsivos (formatos de sites, blogs, etc. ajustados para acessos através de tablets e smartphones) para atender estas necessidades. E opa! Muitas já utilizam o WhatsApp como ferramenta de comunicação corporativa.

WhatsApp – Estatísticas

Lançado em 2009, sendo  um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones, de acordo com o Financial Times, o WhatsApp “tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos”.  Fonte: Wikipédia

Em setembro deste ano, o CEO e co-fundador da WhatsApp, Jan Koum, anunciou em seu perfil no Facebook  que a marca atingiu 900 milhões de usuários no mundo todo. Deste número, o Brasil possui cerca de 40 milhões de usuários e é o 4º maior em tráfego  aplicativo da internet móvel. Perdendo apenas para o Facebook, Chrome e Youtube.

Sabendo que existem outros aplicativos que desenvolvem o mesmo papel como o Wechat e o Hangout (não com a mesma popularidade), o WhatsApp pode ser considerado um fenômeno na comunicação.

WhatsApp nos negócios

As empresas têm aderido com mais rapidez a novos meios digitais para se aproximar ainda mais do seu consumidor (e públicos de interesse) capazes de estar on line na maior parte do tempo. Ou seja, pelo o WhatsApp, mais chances da sua comunicação ser efetiva, sem “distâncias” e em menos tempo, o que permite uma real aproximação com os públicos que a constituem.

Meios de comunicação televisivos, como o telejornal Bom Dia São Paulo apresentado pelo jornalista Rodrigo Bocardi já aderiram  ao WhatsApp como mais um canal de trocas de informações com telespectadores. Já os jornais  o  Estadão e a Folha de São Paulo o utilizam com o objetivo de compartilhar informações com seus leitores.

Outro dia entrei em uma pequena loja de cosméticos e roupas interessada em uma peça da vitrine,  a vendedora me atendeu e na saída solicitou o meu número para adicionar ao aplicativo e receber as novidades e promoções da loja. Exemplo de que todo os portes de empresa podem aproveitar este meio.

Outro exemplo vivo do qual tenho orgulho em estar participando, é a geração de mailing incluindo uma base de pessoas que se inscrevem nos eventos da FIESP, interessadas em receber contato por WhatsApp além do SMS (que já existia). A idéia é realizar ações num futuro próximo com estes dados, incluindo um processo de interatividade desde o início da inscrição, durante e pós evento.

FIESP

Já existem muitas empresas especializadas em monitorar estas trocas, enfim, é uma questão de praticidade que tem mudado a dinâmica de muitas companhias.

Dica: complemento de leitura – acesse:  http://dtcom.com.br/whatsapp-como-ferramenta-de-trabalho/, site da empresa DTCom, especialistas em educação e comunicação corporativa e tem como clientes a Petrobras e Algar. Achei interessante pelo termo “educação corporativa”, será que temos que nos educar em geral antes de comunicar?

Isabela dos Santos Spino, RA 4115146 – Especialista em  Marketing, bacharel em Turismo e Organização e Gestão de Eventos e pós-graduanda em Comunicação Corporativa. Analista de Eventos na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

images

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s